Como funciona o socialismo

Autor: 
Alia Hoyt

Selo HowStuffWorks

Muitas pessoas imaginam como seria o paraíso. Na verdade, filósofos e estudiosos vêm, através dos anos, conjecturando como o paraíso pode ser alcançado na Terra . O termo "utopia" foi criado em 1515 pelo escritor britânico Thomas More. Utopia é a descrição de um lugar ou de uma sociedade perfeita, em que todos são econômica e socialmente equilibrados.

A teoria econômica e política do socialismo foi criada com a visão de uma sociedade utópica. Contrário a outros sistemas econômicos, não há um consenso sobre como a sociedade socialista ideal operaria. Existem dúzias de formas de socialismo, todas com idéias discrepantes quanto a planejamento econômico, dimensão da sociedade e muitos outros fatores. Apesar das variações no pensamento socialista, todas as versões defendem os benefícios da cooperação entre as pessoas, distanciando-se dos "males" da concorrência associada ao capitalismo.

utopia
William Kay Blackstock/Fine Art Photographic/Getty Images
Isso
é utopia? Visionários utópicos imaginam um tipo de sociedade em que as
pessoas trabalhem juntas de modo cooperativo e para o benefício da
comunidade.

Então como o socialismo se compara ao capitalismo e ao comunismo (em inglês)? Houve alguma sociedade socialista de sucesso? Esse movimento ainda existe atualmente? Veremos na próxima página os princípios da teoria.

Termos relativos ao socialismo

Capitalismo: sistema econômico no qual indivíduos ou corporações possuem bens e formas de produção. Sociedades capitalistas incitam a concorrência e o lucro pessoal.

Comunismo: sistema político e econômico que defende igualdade no trabalho e na divisão dos benefícios obtidos com o trabalho. Entretanto, de acordo com Frederick Engels em "Princípios do Comunismo", o sistema é mais militante que o socialismo.

Nacionalização: transferência de indústrias ou de propriedades privadas para o controle do governo. Sob a nacionalização selecionada, o governo controla apenas algumas das indústrias. A Nacionalização completa transfere controle total ao governo, como no caso da União Soviética, no período seguinte à Revolução Bolchevique.

Distopia: contrário de utopia. É uma localidade ficcional com terrível qualidade de vida devido à opressão, à miséria e ao medo.

Economia mista: tipo de economia que se utiliza de alguns princípios do capitalismo e do socialismo. O governo habitualmente controla alguns aspectos, porém as empresas e a iniciativa privada controlam outros. Uma economia mista se baseia na lei de oferta e procura para determinação da produção e dos preços.

Economia planejada: sistema econômico controlado inteiramente pelo governo. Taxas de produção, renda e preços de bens e serviços são controlados pelo governo em vez da demanda.

Imperialismo: sistema de crenças que defendem o desenvolvimento de impérios, comumente exercendo dominação política, militar ou econômica sobre outros países ou colônias.

­