Como funciona o roubo de identidade

Autor: 
Lee Obringer
roubo de identidade

Você trabalha duro todos os dias para dar uma vida digna para a sua família. E se você leu os artigos HowStuffWorks sobre relatório de crédito e pontuação de crédito, sabe como administrar suas contas e aproveitar os benefícios de todo esse trabalho duro. Mas o que acontece quando você descobre que alguém usou seu nome para conseguir um cartão de crédito e criou uma dívida de milhares de dólares? Não vai ser fácil convencer a empresa de cartão de crédito de que você não é o responsável por esses gastos. Alguém pode até abrir uma conta de banco em seu nome, cometer crimes e fazer coisas piores.

Pessoas inocentes estão sendo presas porque alguém cometeu crimes utilizando o nome delas. Como você pode se prevenir? É possível se proteger desses criminosos do colarinho branco? O que a polícia está fazendo para combater esses casos?

uma carteira de motorista com a imagem falsificada

Neste artigo, vamos entender o mundo obscuro do roubo de identidade. Vamos falar sobre como outras pessoas podem acessar seu número de identidade, como você pode se proteger e o que fazer se você for vítima desse tipo de crime.

Tipos de roubo de identidade
O roubo de identidade pode acontecer de várias maneiras. Ele envolve qualquer situação em que a pessoa possa usar os documentos de identidade de outra pessoa. De acordo com um pesquisa (em inglês) realizada em setembro de 2003 pela Federal Trade Comission, cerca de 10 milhões de pessoas foram vítimas de roubo de identidade no ano passado. O nome mais apropriado seria fraude de identidade, em que sua identidade é roubada para que alguém cometa:

  • fraude financeira - em 1997, os agentes do serviço secreto investigaram cerca de 10.000 casos de crimes financeiros, sendo que 94% das prisões estavam relacionadas ao roubo de identidade. É o tipo mais comum de roubo de identidade, mas certamente não é o único. Entretanto, os outros tipos de roubo de identidade geralmente envolvem algum elemento financeiro. Esses casos estão relacionados com o financiamento de algum tipo de organização criminosa;

     

  • atividades criminosas - esse tipo de fraude está relacionado com o roubo de identidade de alguma pessoa para cometer um crime, conseguir permissões especiais, esconder sua própria identidade ou cometer algum ato de terrorismo. Alguns tipos de atividades criminosas:

     

    • crimes na internet
    • crime organizado
    • tráfico de drogas
    • tráfico de pessoas
    • lavagem de dinheiro