O que é uma milha náutica?

Uma milha náutica é baseada na circunferência do planeta Terra. Se cortássemos a Terra ao meio na linha do equador, poderíamos pegar uma das metades e vê-la como um círculo. Poderíamos dividir esse círculo em 360º e cada grau em 60 minutos. Um minuto no arco do planeta Terra é uma milha náutica. Esta unidade de medida é usada por todas as nações para viagens aéreas e marítimas.

Um é uma unidade de medida de velocidade. Viajar a 1 milha náutica por hora é o mesmo que viajar na velocidade de 1 nó.

Um quilômetro também é definido usando o planeta Terra como escala de referência. Se pegássemos a Terra e a cortássemos ao meio com uma linha passando do Pólo Norte até Paris e medíssemos a distância da curva que vai do Pólo Norte até o equador naquele círculo e depois dividíssemos essa distância por 10 mil, teríamos a unidade tradicional para o quilômetro, conforme definido em 1791 pela Academia Francesa de Ciências.

Uma milha náutica equivale a 1.852 metros ou 1,852 km. No sistema inglês de medidas, uma milha náutica equivale a 1,1508 milhas ou 6.076 pés.

Para viajar pelo equador ao redor da Terra, teríamos que percorrer 21.600 milhas náuticas, 24.857 milhas ou 40.003 quilômetros.

Eis alguns links interessantes: