Informações básicas sobre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Organização dos Países Exportadores de Petroleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, mais conhecida como OPEP, surgiu em setembro de 1960, na Conferência de Bagdá. A organização foi criada em resposta às cotas de importação que os Estados Unidos determinaram sobre bens como o petróleo. Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela concordaram em formar uma aliança para proteger seu petróleo e seus interesses financeiros. Os objetivos da OPEP são coordenar as políticas petrolíferas entre seus membros, produzir uma quantidade de petróleo eficiente, regular às nações consumidoras e garantir retornos favoráveis para os investidores. As críticas da organização intergovernamental estão relacionadas à idéia de que a OPEP é um cartel e exerce controle sobre o fornecimento e os preços do petróleo. Os atuais membros da OPEP também incluem a Argélia, Angola, Equador, Indonésia, Líbia, Nigéria, Catar e Emirados Árabes Unidos.

INFORMAÇÕES GERAIS
Matriz
Viena, Áustria
Fundadores
Irã, Iraque, Arábia Saudita e Venezuela
Data de fundação
Setembro de 1960
Descrição do emblema/ logotipo
Branco com fundo azul ou azul com fundo branco.
Objetivo
Cuidar dos interesses de seus países-membros, especialmente no que diz respeito ao petróleo. A OPEP também procura coordenar as políticas petrolíferas dos países-membros e estabilizar os preços nos mercados de petróleo.
Principais cargos / órgãos
Chakib Khelil, presidente; Abdalla Salem El-Badri, secretário geral; Dr. Ibibia Lucky Worika, advogado sênior; Abdullah Al-Shemiri, chefe de gabinete do secretário geral.
Membros
Irã, Iraque, Arábia Saudita, Venezuela, Argélia, Angola, Equador, Indonésia, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar e Emirados Árabes Unidos.
Quantidade estimada de funcionários Não divulgado
  Website oficial http://www.opec.org/home/
Principais esforços

A maioria dos principais trabalhos da OPEP refere-se aos preços e mercados de petróleo – o grupo pode restringir o fornecimento para manter os preços elevados ou aumentar o fornecimento para moderar os preços.

Abrangência A OPEP controla uma boa porção do petróleo do mundo e, por esse motivo, possui influência global.

Para mais informações sobre a OPEP e outras organizações, leia também:

Fontes