Como funciona a Oktoberfest

Autor: 
Ana França
Oktoberfest

Outubro é um mês especial em Santa Catarina. Ao todo são realizadas 14 festas por todo o Estado. A mais famosa, porém, é a Oktoberfest, que acontece em Blumenau. Inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a Oktober de Blumenau reúne um número expressivo de visitantes. Nos 26 anos de festas realizadas até então, cerca de 17 milhões de pessoas já passaram pelos pavilhões... e beberam (urk!), 10 milhões de litros de chope!

A versão blumenauense já é considerada a segunda maior festa alemã do mundo. E se existe algum lugar do Brasil onde a cultura e a influência germânica são marcantes, esse lugar é Santa Catarina.


Imagem cedida por Santur - Órgão Oficial de Turismo de SC
Crédito: Santur/Divulgação

A colonização de Santa Catarina aconteceu por iniciativas privadas e não pelo governo, o que resultou em uma colonização de povoamento. A história da cidade de Blumenau não foi diferente. Em meados de 1850, os colonizadores alemães chegaram a Blumenau. Ali, liderados pelo farmacêutico Hermann Bruno Otto Blumenau fundaram uma das mais prósperas colônias da região. Em poucos anos, Hermann Blumenau fez do local um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial influente na economia do país.

Blumenau
Até 1934 o território de Blumenau somava 10.610 km². A partir dessa década teve início o desmembramento do grande território, dando origem a 42 novos municípios ao longo dos anos.Hoje em dia a cidade ocupa uma área de 519,8 km².
População - 301.333 habitantes
Densidade demográfica - 566,64 Hab./km²
Habitação - 83.089 residências
Esperança de vida - 72 anos
Habitantes acima do nível de pobreza - 79,7%
* fonte - IPS/FURB - Agosto/2007

A influência germânica não só em Blumenau, mas em todo o Estado perdura até os dias de hoje. Santa Catarina é considerado o Estado mais alemão do Brasil. Cerca de 20% da população catarinense possui ascendência alemã. Grande parte das cidades ainda preserva a arquitetura germânica, bem como a língua e diversos costumes.

Parte do sucesso da Oktoberfest está em preservar as tradições alemãs. A outra parte.. bom a outra parte é o chope, os desfiles, os concursos e as bandas. Nesse artigo você ficará por dentro de tudo o que rola na Oktoberfest e nas demais festas típicas que acontecem no mês de outubro em Santa Catarina.

Ein Prosit! Tim-tim!