As primeiras-damas

Autor: 
Katherine Neer

Foto cedida pelo Clinton Presidential Center

Os escritos das primeiras-damas em geral atraem mais interesse do que os dos próprios presidentes. A maioria das últimas ex-primeiras-damas têm créditos de autoria atribuídos a seus nomes:

  • Claudia Alta "Lady Bird" Johnson - "Diário da Casa Branca"
  • Betty Ford - "Os Momentos de Minha Vida" (co-autoria de Chris Chase)
  • Rosalynn Carter - "Primeira-Dama dos Prados"
  • Nancy Reagan - "Minha Vez: As Memórias de Nancy Reagan" (co-autoria de William Novak)
  • Barbara Bush - "Barbara Bush: Memórias"
  • Hillary Rodham Clinton - "Vivendo a História"

Várias primeiras-damas expressaram tristeza, medo e até pesar diante da eleição de seus maridos para o cargo de presidente. Embora capazes de demonstrar alegria pelos maridos e pelo que a vitória significava para eles e até para o país, muitas primeiras-damas conheceram o preço do sucesso dos maridos em suas próprias vidas.

Eu estava feliz por meu marido ... Quanto a mim, porém, fiquei profundamente perturbada. No meu ponto de vista, aquilo significava o fim de minha vida privada ... Eu já tinha visto o que era ser a esposa de um presidente e não posso dizer que fiquei contente com a possibilidade.

Eleanor Roosevelt

Eleanor Roosevelt foi uma escritora produtiva - e não apenas segundo os padrões de uma primeira-dama. Existem mais de 15 livros de sua autoria. Durante o mandato de seu marido, a Sra. Roosevelt tinha até uma coluna jornalística semanal. De início, ela publicou uma autobiografia em três volumes. É o segundo volume desta obra, "Disso Eu me Lembro", que pode ser considerado verdadeiras memórias de uma primeira-dama. É óbvio que o único propósito por trás da autoria dessa obra é seu marido:

"... o que eu tenho a dizer, se for para contribuir com algo mais para a compreensão de sua vida, caráter e objetivos, será a respeito dele como indivíduo. Não tenho pretensões de ser totalmente objetiva a respeito dele, porém há certas coisas que eu sei das quais tenho certeza de que ninguém mais sabe".

Posteriormente, três volumes - "Esta é Minha História", "Disso Eu me Lembro" e "Por Mim Mesma" - foram combinados em uma única obra que ela resumiu e atualizou. A Sra. Roosevelt também incluiu material totalmente inédito em um capítulo final intitulada "A Busca pelo Entendimento".


Foto cedida por Amazon.com

Foto cedida pelo Clinton Presidential Center
Muitas primeiras-damas escreveram suas memórias