Narração autobiográfica

Autor: 
Katherine Neer

Um tanto mais curta do que a maioria das outras memórias presidenciais, "A Autobiografia de Calvin Coolidge" é exatamente aquilo que seu título sugere: uma típica autobiografia. As páginas de suas memórias viajam por sua infância até sua educação e através de sua carreira política em estilo uniforme. É interessante notar, lendo-se as suas e também várias outras memórias presidenciais, que muitos ex-presidentes dividem um sentimento parecido: é muito difícil descrever o que é ser presidente:

"Eu reconheço quão impossível é transmitir uma compreensão adequada do cargo de presidente ... seus métodos de trabalho, seus aliados, seu local de residência, tudo isso pode ser descrito. Mas a relação criada por tudo isso, que constitui a magnitude do cargo, não se rende a definições".

De um ponto de vista histórico, de memória em memória vão surgindo partes de comentários ao longo do caminho que ilustram a mudança dos tempos, não apenas dentro do cargo presidencial mas também no mundo ao redor. Sobre as viagens de trem, Coolidge escreveu:

"Embora eu não tenha me dado a muitas viagens durante meu tempo no cargo, tive o bastante delas, tanto que me convenci de que o governo deveria ter um automóvel particular para uso do presidente quando ele sai de Washington".

Evidentemente, as coisas mudaram muito desde então. Imagine só o que Coolidge teria pensado do Air Force One, o avião presidencial.

Alguns dos outros ex-presidentes que decidiram produzir suas memórias em formato autobiográfico são:

  • Herbert Hoover - "As Memórias de Herbert Hoover, Volume 1, 1874-1920: Anos de Aventura", "As Memórias de Herbert Hoover, Volume 2, 1920-1933: O Gabinete e a Presidência", "As Memórias de Herbert Hoover, Volume 3, 1929-1941: A Grande Depressão"
  • Richard Nixon - "RN: As Memórias de Richard Nixon"
  • Gerald Ford - "Tempo de Cura: A Autobiografia de Gerald R. Ford"
  • Ronald Reagan - "Ronald Reagan: Uma Vida Americana"
  • Bill Clinton - "Minha Vida"

Embora Clinton tenha optado por um estilo autobiográfico já desbravado por outros presidentes, a agitação da mídia em torno do lançamento de suas memórias, "Minha Vida", pode consolidar a obra como inovadora pelo simples efeito da cobertura de imprensa. Vamos dar uma olhada mais de perto.

Quem acredita que uma campanha presidencial oferece uma vida luxuosa para o candidato precisa se informar melhor.

Herbert Hoover