Como funciona a máfia italiana

Autor: 
Ed Grabianowski

Selo HowStuffWorks

A máfia tem controlado tudo desde o tráfico de drogas da esquina até os mais altos escalões do Estado. Glorificados no cinema e na televisão, perseguidos pelos órgãos de repressão ao crime, jurados de morte por seus inimigos, os mafiosos levam vidas violentas e, não raro, curtas. A máfia gira em torno de uma coisa: dinheiro. Mas os rituais secretos, as complexas regras e as emaranhadas redes de lealdade familiar exercem um papel importante na organização.

Neste artigo nós descobriremos como as pessoas entram para a máfia, como ela age e o que os órgãos de repressão ao crime têm feito para combatê-la. Nós também vamos aprender sobre as pessoas e os importantes eventos que deram forma a esta sociedade nem tão secreta assim.

 


Foto cedida pelo FBI
Vigilância secreta do FBI: o subchefe Salvatore "Sammy the Bull" Gravano testemunhou em processo contra John "Dapper Don" Gotti, chefe da família Gambino

Crimes ambientais

A máfia italiana faturou 7 bilhões de euros em 2008 só com a coleta e despejo ilegal de lixo, revela estudo do maior grupo ambiental da Itália.

Leia mais em VEJA.com