Biografia de Leibniz

Autor: 
Editores do HowStuffWorks
Leibniz

Ele inaugurou uma tradição na filosofia alemã: a dos abrangentes sistemas filosóficos. Após a filosofia de Leibniz, vieram Kant, Hegel e Heidegger. Além disso, Leibniz, ou como foi batizado Gottfried Wilhelm Leibnütz, desenvolveu pensamentos surpreendentes na virada do século 17 para o 18. Entre outras, ele afirmou que espaço e tempo não existiam, lançou um embrião da revolucionária teoria da relatividade de Einstein e desenvolveu um original trabalho sobre o código binário na matemática, que estabeleceu a base teórica do computador inventado por Alan Turing séculos à frente.

Segundo Bertrand Russell, Leibniz produziu duas filosofias. Uma seria bem simples, uma metafísica otimista e superficial destinada ao consumo público. Outra, com as ideias menos otimistas, ele as engavetou, pois fariam parte de um sistema filosófico complexo, lógico e profundo, que somente poderiam ser compreendidas por mentes privilegiadas. Outros estudiosos já afirmam que essas duas filosofias são na verdade partes integrantes de um mesmo sistema filosófico.

As verdades, segundo Leibniz

As verdades primitivas, conhecidas através da intuição, são de dois tipos: verdades da razão ou verdades de fato. As verdades da razão são necessárias. Ou seja, não podem ser negadas: seus opostos são impossíveis. As verdades de fato são contingentes. Isso significa que os seus opostos são possíveis. Verdades racionais primitivas são aquelas que eu chamo pelo nome geral de “idênticos”, porque parece que elas somente repetem o mesmo de uma forma diferente, sem nos ensinar nada. As afirmativas são tais como as que se seguem: “Tudo é o que é”, “A é A, B é B”, “O retângulo equilátero é um retângulo”. ... agora chegamos aos idênticos negativos, que dependem do princípio da contradição ou do absurdo. O princípio da contradição diz em geral: uma proposição é verdadeira ou falsa...

Escritos reunidos, volume V


Leibniz teve uma vida bem movimentada. Trajava-se elegantemente para um filósofo e conseguiu ter empregos importantes em várias cortes européias. Muitas vezes, ao mesmo tempo. Seus múltiplos compromissos envolviam invenções, aconselhamentos políticos, investigações sobre matemática e lógica, pesquisas históricas e, claro, filosofar. Acusado de plágio por Isaac Newton e de ter copiado alguns dos pensamentos de Spinoza, Leibniz foi o primeiro dos grandes filósofos alemães e deixou um interessante legado filosófico.

Saiba mais sobre a vida e a obra de Leibniz nas próximas páginas.

leibniz
Reprodução


Este artigo é um resumo do livro “Leibniz em 90 minutos”, de Paul Strathern, da coleção “Filósofos em 90 minutos” da Jorge Zahar Editor, publicado em 2002.