Como funcionou o Iluminismo

Autor: 
Sílvio Anaz

Ouse conhecer! O lema proposto pelo filósofo Immanuel Kant no século 18 resumiu o estado de espírito que tomou conta de boa parte dos pensadores de um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo. Nele, a celebração da razão significou iluminar a mente e o futuro humano a partir da supremacia do conhecimento sobre as crenças metafísicas.

O Iluminismo surgiu na Europa entre os séculos 17 e 18 e inspirou revolucionários desenvolvimentos na filosofia, nas artes e na política. A base do pensamento iluminista foi considerar a lógica e a razão como as principais formas de o homem conhecer o universo e melhorar continuamente suas condições de vida. Para o Iluminismo o objetivo principal do uso da razão era dar ao homem conhecimento, liberdade e felicidade.

iluminismo
© istockphoto.com / Vladimir Melnik
O Iluminismo tirou a humanidade das trevas que dominaram a Idade Média

Desde o final do século 20, no entanto, os princípios do Iluminismo estão sob ataque dos pensadores do pós-modernismo, que consideram a supremacia do homem racional, sua busca pela Verdade e a fé no progresso e na ciência como ideias totalitárias e opressoras. Mas bem antes disso o Iluminismo representou o caminho para o mundo ocidental emergir definitivamente das trevas da Idade Média, período em que a razão foi suplantada pelo misticismo religioso e a sociedade regrediu para o isolamento social, econômico e político do feudalismo.

Revolução francesa
© istockphoto.com / HultonArchive
A Revolução Francesa foi totalmente influenciada pelos ideais iluministas

A vontade de conhecer e de desafiar os principais dogmas que vigoravam na passagem da Idade Média para a Idade Moderna contagiou vários pensadores, cientistas e artistas europeus, principalmente na França e na Grã-Bretanha. Uma frenética produção de obras filosóficas, políticas, econômicas, científicas e sociais escritas por intelectuais como Voltaire, Adam Smith, Immanuel Kant, David Hume, Isaac Newton e Jean le Rond D’Alembert, entre outros, constituiu o conjunto do pensamento iluminista que mudaria profundamente a trajetória da humanidade nos séculos seguintes.

Muito do espírito do Iluminismo sobrevive vigorosamente no liberalismo, na tolerância e no respeito pelas leis, valores que vigoram em boa parte das sociedades ocidentais. Nas próximas páginas conheça a origem do Iluminismo, suas principais ideias e os expoentes do pensamento iluminista.

Movimentos iluministas

O Iluminismo é provavelmente o movimento intelectual que mais influenciou momentos decisivos da história da humanidade. Entre os principais eventos históricos movidos a partir dos ideais e pensamentos iluministas estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776), a Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (1760-1830).
 

Teste seus conhecimentos sobre:

Iluminismo: a humanidade saindo das trevas