O que é exorcismo?

Autor: 
Julia Layton

A Enciclopédia Católica (em inglês) define o exorcismo como "o ato de expulsar, ou repelir, os demônios ou espíritos do mal de pessoas, lugares ou coisas, que acredita-se estarem possuídas ou infestadas por eles, ou propensos a se tornarem vítimas ou instrumentos de sua malignidade". Resumindo, é um ritual realizado por padres católicos para expulsar o demônio.

Há vários tipos de exorcismo na Igreja Católica:

  • exorcismo batismal - abençoar uma criança antes do batismo para purificá-la do mal, resultado do pecado original;
  • exorcismo simples - abençoar um lugar ou objeto para livrá-lo da influência do mal;
  • exorcismo real - realizar o Ritual do Exorcismo para livrar um ser humano da possessão diabólica.

O "exorcismo real" é no que a maioria de nós pensa quando nos vem à mente o exorcismo. Nesse caso, o padre-exorcista está lidando com um ser humano que está possuído pelo demônio, que por sua vez está habitando o corpo dessa pessoa. 


Foto cortesia Sony Pictures
Cena de "O Exorcismo de Emily Rose" (2005)

De acordo com a Igreja, o sinal da possessão demoníaca inclui [ref - em inglês]:

  • falar ou entender linguagens que a pessoa nunca aprendeu (diferente de "falar em línguas", que é considerado um sinal de êxtase religioso, não de possessão);
  • saber (e revelar) coisas que a pessoa não tem como saber;
  • força física além da constituição natural da pessoa;
  • uma violenta aversão a Deus, à Virgem Maria, à cruz e outras imagens da fé católica.

As ocorrências de exorcismo para a Igreja Católica são raras: uma possessão demoníaca real a cada 5 mil casos relatados [ref - em inglês].

Exorcismo em outras religiões
O exorcismo não acontece apenas no Catolicismo. Outras seitas cristãs, outras religiões e outras culturas têm seu próprio modo de "expulsar o demônio".
  • Judaísmo: folclore judeu e os ensinamentos da Kabbalah (em inglês) contam sobre um espírito malévolo chamado dybbuk. Esse espírito é a alma de uma pessoa morta que voltou para encaminhar um negócio inacabado e que habita o corpo de uma pessoa para atingir seus objetivos. O dybbuk pode ser expulso por meio de um ritual de exorcismo e deixa o corpo através dos dedos do pé.
  • Islã: a crença islâmica conta sobre um jinn - um espírito do mal, escravo de Satã - que pode invadir o corpo humano e causar doenças, dor, tormento e pensamentos ruins. Esse jinn pode ser expulso pela pessoa possuída recitando-se passagens específicas do Alcorão.
  • Hinduísmo: as escrituras dos Vedas contam sobre um espírito do mal que pode não apenas prejudicar humanos, mas também ficar no caminho das vontades dos deuses. O tradicional exorcismo hindu inclui rituais como queimar excremento de porco, recitar orações e oferecer doces aos deuses.