O que é Criacionismo

Autor: 
Julia Layton

Foto cortesia NARA

Criacionismo é um termo que incorpora todas as crenças de que as origens do universo e da vida são atribuíveis ao sobrenatural e a meios milagrosos.

No Cristianismo, o Criacionismo diz que Deus (a divindade cristã) criou o mundo e tudo o que há nele, a partir do nada. Os criacionistas acreditam que a explicação do início do mundo dada no Gênesis, o primeiro volume do Velho Testamento, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. A abertura de Gênesis diz:

    No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: haja luz; e houve luz.

                                    A criação do Universo e tudo o que há nele levou seis dias. No primeiro dia, Deus criou a luz e a escuridão. No segundo, Ele criou os céus e no terceiro, a terra seca e a vegetação. Deus criou o Sol e a Lua no quarto dia; peixes e pássaros no quinto dia e os animais terrestres e os seres humanos, no sexto dia.

                                    Teoria do Plano Inteligente
                                    A Teoria do Plano Inteligente (IDT) é a forma de criacionismo mais nova no Brasil, mais sofisticada e menos marcadamente religiosa que agora se importa dos Estados Unidos.

                                    A explicação da criação no Gênesis é a base para todo o criacionismo cristão, ao passo que há, na verdade, muitos tipos diferentes de criacionistas dentro do Cristianismo. Um criacionista da terra plana, por exemplo, acredita não somente que Deus criou o mundo a partir do nada, mas também que a Terra é plana, imóvel e tem somente cerca de 6 mil anos. Um criacionista moderno, por sua vez, aceita as visões da astronomia moderna e os métodos de datar geologicamente que determinam que a Terra tem bilhões de anos, mas não aceita as descobertas da biologia moderna: ele acredita que as espécies só podem evoluir com a permissão de Deus.

                                    ABCP
                                    A ABCP, Associação Brasileira de Pesquisa da Criação, foi fundada em Belo Horizonte, em 1979.

                                    Podemos colocar os melhores tipos de criacionismo numa lista, desde o que tem a interpretação mais literal, como o Criacionismo da Terra Plana, até o que tem a menos literal interpretação da Bíblia.

                                    Nas seções seguintes, explicaremos cada uma dessas variedades do Criacionismo e saberemos no que seus devotos acreditam.