Como funciona o censo nos Estados Unidos

censo nos Estados Unidos

Em um país tão grande como os Estados Unidos, como é possível saber exatamente qual é a sua população? A cada período de 10 anos, essa tarefa é dada ao Census Bureau (em inglês) do Commerce Department (Departamento de Comércio dos Estados Unidos).

O Censo 2000 foi anunciado pelo Bureau como "o maior esforço em tempos de paz na história dos Estados Unidos". A contagem parecia ser o tema central nos Estados Unidos, em 2000, quer fossem votos da eleição ou cada cidadão que morava desde a ponta de Maine até as Ilhas Aleutas e no ponto mais distante do oeste do Alasca. Em 1º de abril, um adulto em cada família americana deveria ter preenchido o formulário fornecedio pelo governo e devolvido pelo correio. Mais de oito meses depois, os números oficiais foram divulgados. O Censo 2000 mostrou que a população residente nos Estados Unidos em 1º de abril de 2000 era composta de 281.421.906 habitantes. Houve um aumento de 13,2% em relação a 1990, quando o número era de 248.709.873. Consulte o Census Bureau para maiores detalhes.

O censo é uma exigência da Constituição Americana, artigo I seção 2, e é realizado uma vez a cada período de 10 anos. Seu objetivo vai além de apenas satisfazer nossa curiosidade a respeito de quantas pessoas vivem no país. Neste artigo você vai aprender como o censo é realizado, como seus resultados são usados para distribuir verbas federais e qual é seu impacto na Câmara dos Deputados.